segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Nadar Melhor e Mais Rápido II.


Nadando Melhor e Mais Rápido II

Época 2014 / 15

 



A NATAÇÃO assume hoje, junto da comunidade Lagoense, uma maior presença e protagonismo. Progressivamente, são cada vez mais os encarregados de educação que procuram não só esta modalidade, mas a vertente competitiva, reconhecendo nesta o valor, e o contributo para a promoção e desenvolvimento pleno dos seus educandos.

Na NATAÇÂO prevalecem aspetos de grande importância para o desenvolvimento de competências pessoais que assumem particular importância nas crianças e jovens. Competências Humanas como a disciplina, o trabalho em equipa, a perseverança, o respeito, a ambição, entre outras.

A NATAÇÃO tem vindo a revelar-se como um meio privilegiado para o desenvolvimento de uma cultura assente na tolerância e no respeito tornando por isso mesmo, a prática desta modalidade ainda mais aliciante. É precisamente aqui que recai sobre a instituição LAC, um especial dever de promoção da NATAÇÃO. A NATAÇÃO não é somente uma modalidade desportiva, ela representa um papel social, que abraça muito mais do que o campo estritamente competitivo.

 A época 2014-2015, iniciou dia 18 de outubro com o Torneio de Abertura de Cadetes realizado nas piscinas municipais de Lagoa. Esta é a primeira prova da Taça Algarve Jovens Promessas de um total de oito provas pontuáveis. Este evento composto por provas de 50 metros das quatro técnicas de nado, mariposa, bruços, costas e livres e ainda provas de 100 metros estilos, contou com a presença de 100 jovens nadadores em representação de 12 clubes, entre os quais o Lagoa Académico Clube.
A equipa Lagoense fez-se representar pelos atletas Afonso Glória, Lara Tudo, Mariana Nunes, Inês Pita, Mariana Santos e Henrique Pereira, em doze provas da competição, tendo melhorado onze marcas pessoais, e conquistado um primeiro, um segundo e um terceiro lugar.  

 
No dia 19 foi a vez das piscinais municipais de Silves receberem o Torneio de Abertura de Categorias que contou com a presença de mais de 200 nadadores de onze clubes.
Neste torneio os nadadores puderam nadar os 400 metros estilos, 800 metros livres e 50 metros das quatro técnicas de nado. Esta foi a primeira prova da Taça Algarve Absoluta de um total de 10 provas pontuáveis.
A equipa de Lagoa na categoria de Infantis foi representada pelos atletas: Elisa Kermorvant, Leila Watson, Matilde Pereira, João Farinha, Diogo Azevedo, Pedro Martins, Cátia Doroftey e Gonçalo Rodrigues, num total de dezasseis provas, melhorando nove marcas pessoais, alcançando um primeiro e dois segundos lugares.
Na categoria de Absolutos a equipa participou em vinte e oito provas melhorando vinte marcas pessoais e alcançando dois primeiros, dois segundos e dois terceiros lugares, representada pelos atletas, Leonor Marcos,  Iara Gabriele, Luca Silva, Frederico Veiga, Miguel Gonçalves, Gil Raposo, Tiago Silva, Nuno Freire, Jéssica Costa, Pedro Mâncio, Francisco Araújo, Mariana Costa, Inês Duarte e Pedro Medeiros.

 Tavira recebeu nos dias 25 e 26 o Torneio de Outono de Categorias que contou com a presença de mais de 200 nadadores de 13 clubes. Nesta prova os nadadores puderam nadar provas de 100 e 200 metros das várias técnicas de nado e ainda provas de 400, 800 e 1500 metros livres.
O Lagoa Académico Clube na categoria de Infantis participou em dezassete provas, melhorando onze marcas pessoais e alcançado um primeiro, dois segundos e quatro quartos lugares. Na categoria de Absolutos a equipa participou em trinta e sete provas, melhorando dezassete marcas pessoais e alcançando cinco primeiros lugares, quatro segundos e três terceiros.

 Não podemos deixar passar esta oportunidade sem mais uma vez agradecer a colaboração do Município de Lagoa e encarregados de educação pelo apoio prestado à modalidade, pois sem estes seria impossível a participação nestas competições.

 Nos dias 8 e 9 de Novembro realizar-se-á o Iº Meeting Internacional do Algarve, que contará com a presença de 196 nadadores de 32 clubes, entre os quais o Lagoa Académico Clube.
Este será o primeiro grande teste da época, para a obtenção de tempos mínimos necessários para o campeonato do mundo de piscina curta que se realizará em Doha, em dezembro. Esta é uma prova importante para a natação regional e nacional, porque se prevê reunir num único fim-de-semana os melhores nadadores nacionais e provavelmente internacionais.

O Técnico Responsável: Paulo Bernardo.